Procedimento de Avarias
07/03/2012



Prezado Cliente,

A Mercosul Line continuamente trabalha para melhorar o serviço prestado ao cliente. E com este intuito, nós preparamos um Guia com o procedimento em caso faltas e avarias.
Lembrando que, estamos sempre a disposição para esclarecer dúvidas através do Atendimento ao Cliente 0800.777.8870.

Procedimento em caso de faltas e avarias:

1. Avise a sua companhia de seguros;
2. Entre em contato com o Atendimento ao Cliente 0800.777.8870;
3. Envolver um vistoriador, se necessário;
4. Atenuar a perda de carga;
5. Coletar documentos;
6. Apresentar um pedido quantificado;
7. Proteja-se contra o tempo.

1. Avise a sua companhia de seguros

Se o dano ou a perda de sua carga é percebida após seu recebimento, você deverá notificar imediatamente a sua companhia de seguros e os seus subscritores de seguros de carga.
Eles irão aconselhá-lo como cumprir todos os procedimentos necessários para proteger totalmente a sua cobertura de seguro.

2. Entre em contato com o Atendimento ao Cliente - 0800.777.8870

Ao mesmo tempo, você também deve contactar o seu representante da Mercosul Line Departamento de Atendimento ao Cliente para que possamos ajudá-lo da maneira mais eficaz. Essa comunicação deverá ser feita imediatamente, pois uma comunicação tardia pode afetar negativamente a situação de sua carga. A comunicação tardia pode também dificultar a identificar a condição exata da carga no momento da entrega e, para distinguir entre o dano que pode ter ocorrido enquanto no cuidado da Mercosul Line e qualquer possível dano agravado após a entrega.

Ao contactar-nos, pedimos que você tenha em mãos as seguintes informações:
Quando voce nos contatar...Essas informações nos ajudará...
• Conhecimento de transporte marítimo
• Número do contêiner
• Descrição da carga
Identificar o embarque específico
Natureza da carga falta/avariaDeterminar o curso da investigação
Valor aproximado da falta/avariaComunicar adequadamente nossos seguradores


3. Envolver um vistoriador, se necessário

Por favor, note que você não é obrigado a contratar um vistoriador, porém há benefícios quando de sua contratação. Vistoriadores independentes são profissionais que estão bem versados na análise de carga danificado e suas circunstâncias. Eles podem detectar problemas, fatos ou condições que um olho destreinado pode perder. Além disso, muitas vezes eles podem auxiliar na atenuação da perda.
Os vistoriadores resumirão suas conclusões em um relatório, que pode formar a base para seu pedido de indenização à Mercosul Line. Você deve avaliar a despesa dos vistoriadores em relação ao benefício de seu produto, e tomar as devidas decisões.
De preferência, a vistoria deve ser realizada em conjunto com a Mercosul Line que nomeara seu vistoriador independente. Se possível, a vistoria deverá acontecer quando a carga ainda estiver dentro do contêiner proporcionando aos inspetores a oportunidade de observar a estufagem da carga, amarração, amostra das avarias e, outros pontos que julgarem importantes.

4. Atenuar a perda de carga

Como uma questão de direito, você deverá fazer o máximo para reduzir sua perda. Essas medidas podem incluir precauções para proteger o valor de sua carga, separando a carga avariada. Muitas vezes a carga avariada pode ser recuperada para venda em mercados secundários, podendo haver uso alternativo para as mercadorias danificadas. A reparação também pode ser possível, o que pode revelar-se mais econômico e rápido que re-ordenar os mesmos bens.
Custos razoáveis incorridos na atenuação da perda da carga, pode ser incluído em sua reclamação formal.

5. Coletar documentos

Você deve tirar fotos da carga, bem como a carga danificada (para que possamos compará-los). As fotos devem mostrar não apenas a embalagem exterior ou da carga danificada, mas também os bens danificados ou produtos. Você também deve tirar fotos do contêiner se houver danos, incluindo uma foto mostrando o número do contêiner. Você deve manter essas fotos como prova no caso de ser necessário para você fazer uma reclamação formal.
Para embarques frigoríficos, gravar as configurações de temperatura, umidade e ventilação (se aplicável).

6. Apresentar um pedido quantificado

O seu pedido formal deverá ser apresentado em papel timbrado da empresa, e incluir uma declaração detalhada da reivindicação com o valor específico de dano ou perda de carga.
Deve também incluir os documentos ou itens descritos na tabela abaixo.
Solicitamos...Essas informações nos ajudará...
Conhecimento de transporteIdentificar o navio
Nota fiscalProvar o valor da carga
Packing listValidar a quantidade e conteúdo da carga
Relatório da vistoria com fotos originaisEstimar a extensão da falta/avaria
Calculo da falta/avariaComparar a documentação apresentada


Dependendo da natureza do seu pedido, poderemos solicitar informações adicionais, tais como:Essas informações nos ajudará...
Certificado de despesas de recuperação ou destruição da cargaConfirmar razoavelmente quanto aos esforços para recuperação da carga ou sua perda total
Registro de temperatura (se aplicável)Avaliar qualquer desvio na temperatura de carga
Registro de descargaConfirmar a quantidade da carga estufada
Comprovante de entregaConfirmar recebimento, integridade do lacre e examinar qualquer exceções
Comprovante do intercambio do conteinerConfirmar o comprovante de entrega, integridade do lacre e examinar qualquer exceções
Declaração de Importação/Exportação (se aplicavel)Confirmar a carga, quantidade e valor

Obs: Estes documentos podem ser conhecidos por nomes diferentes.

7. Proteja-se contra o tempo

Na maioria dos casos, a sua reclamação está sujeita a prescrição de 1 (um) ano. Se você deixar de tomar qualquer providência, a nossa obrigação de lidar com sua reclamação expirará.
Mercosul Line reforça estritamente esse direito, conforme exigido pela nossa disposição de seguros e as normas de auditoria.

Procedimentos após o recebimento da reclamação formal

1. Acusar a recepção da reclamação
2. Envolver um vistoriador se necessário
3. Iniciar uma investigação sobre a causa do dano
4. Aguardaremos sua reclamação formal
5. Acusar o recebimento da reclamação quantificada e solicitar documentação faltante
6. Finalizar a nossa investigação interna
7. Avaliar os méritos de sua reclamação e do alcance da responsabilidade da Mercosul Line
8. Comunicar o resultado da nossa investigação para você.

Após o recebimento de sua reclamação quantificados, nos ajudará a identificar quaisquer outros fatos relevantes e conduzir investigações adicionais, conforme necessário. Uma vez que nossa investigação esteja finalizada, iremos avaliar os méritos de sua reivindicação à luz de todos os fatos relevantes e de acordo com os termos e condições do nosso contrato de transporte e à lei aplicável e / ou o transporte internacional de convenções de mercadorias. Na maioria das reivindicações comuns, Mercosul Line resolverá o seu pedido no prazo de 30 (trinta) dias corridos a contar da recepção de sua reclamação formal.

Atenciosamente,

Mercosul Line




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